Muita gente acredita que psicoterapia é para loucos, ou melhor, que loucos devem ir em psicólogos. Acreditam que uma conversa com um amigo tem o mesmo efeito que uma sessão com um psicologo, ou até mesmo que nós vamos resolver todos seus problemas.
Listei 7 mitos que são muito comuns nos consultórios.
1- Psicoterapia é para loucos
Não. Psicoterapia é indicado para todas as pessoas que estão com alguma dificuldade. Alguns buscam para autoconhecimento ou para ajudá-lo a lidar com uma situação nova. Outros procuram para tratar depressão, ansiedade, relacionamento com familiares. Outros ainda buscam como prevenção, para estar preparado à algum acontecimento futuro. Enfim, todas as pessoas podem ser beneficiados com a psicoterapia.
2- Conversar com familiares e amigos tem o mesmo efeito que ir a um psicólogo.
Ter um diálogo com pessoas que confiamos é extremamente saudável. Porém, é uma conversa diferente. O psicólogo tem uma formação especializada, com técnicas que representam mais do que ouvir e falar. Além do mais, é importante lembrar que o psicólogo trabalha sem julgamentos, sem precisar se preocupar com o que está sendo revelado.
3- Os psicólogos não devem ter problemas
Nós, psicólogos, também somos seres humanos. Temos experiências dolorosas, sofremos de amor e também temos dias ruins. Temos o cuidado necessário com nós mesmos, voltando o olhar para nossas angústias, necessidades e, ainda, fornecemos um auxílio para nossos clientes.
4- O psicólogo vai me dizer exatamente o que fazer
Não existe receita pronta para solução de problemas. O psicólogo não te dirá o que fazer. Ele te ajudará a enxergar novos caminhos, e você fará suas escolhas, se responsabilizando por elas.
5- Vou levar meu filho ao Psicólogo para resolver o problema dele
O psicólogo não faz nada sozinho. É preciso comprometimento. Quando falamos de crianças, precisamos lembrar que os pais precisam estar dispostos a contribuir com o processo. Será um trabalho conjunto entre psicólogo, criança e pais. O psicólogo irá orientar os pais, mas cabe à eles colocar em prática e perceber seus filhos por outro ângulo.
6- Todo psicólogo é igual
Os psicólogos tiveram a mesma formação, "Psicologia", porém existem diversas abordagens, onde cada um caminha para qual mais se identifica. Trabalhamos com o mesmo intuito, promover qualidade de vida às pessoas, mas com algumas técnicas diferentes.
7- Psicólogo pode medicar
Psicólogo não fornece nenhum tipo de medicamento. Esse é o papel do Médico. Diante disso está a importante de trabalhar em conjunto com outros profissionais.
E vocês, o que acham?